Erro na Linha: #20 :: Undefined offset: 0
/home/wwwlnjnoticias/domains/lnjnoticias.com.br/public_html/themes/webmag/noticia.php
Erro na Linha: #20 :: Undefined offset: 0
/home/wwwlnjnoticias/domains/lnjnoticias.com.br/public_html/themes/webmag/noticia.php
Erro na Linha: #21 :: Undefined offset: 0
/home/wwwlnjnoticias/domains/lnjnoticias.com.br/public_html/themes/webmag/noticia.php

Centro Nacional de Estudo e Pesquisa de Judô

JUDÔ - RESPEITO, DISCIPLINA E AUTOCONFIANÇA PARA A CRIANÇA NOS TEMPOS MODERNOS

JUDÔ - RESPEITO, DISCIPLINA E AUTOCONFIANÇA PARA A CRIANÇA NOS TEMPOS MODERNOS

    A PALAVRA JUDÔ, SIGNIFICA "O CAMINHO DA SUVAIDADE". eM SUAS ORIGENS, SERIA UM MODE DE VIDA, UMA FILOSOFIA FORMATIVA, ALIADA A UM ASPECTO DESPORTIVO.  OS PRINCIPIOS QUE O REGEM:

O RESPEITO AOS MAIS VELHOS, AOS MESTRES E AOS COMPANHEIROS, À SUA ÉTICA E AO SEU CÓDIGO MORAL. 

PODEMOS DESCREVER AS PRINCIPAIS VANTAGENSDO JUDÔ NA INFÂNCIA.

dE GRANDE AJUDA NA SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, O JUDÔ TEM HOJE GRANDE ACEITAÇÃO POR PARTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICÓLOGOS E MÉDICOS. SEU APRENDIZADO NORMALMENTE É DIVIDIDO EM DUAS FASES:

- A PRIMEIRA INICIA-SE AOS QUATRO ANOS E VAI ATÉ OS DEZ. AÍ, O FUNDAMENTAL É ENSINAR A CRIANÇA UMDOS PONTOS DA FILOSOFIA DO JUDÔ: É PRECISO  "CEDER PARA VENCER" OU "AQUELE QUE PRATICA JUDÔ NÃO SE APERFEIÇOA PARA A LUTA E SIM PARA SE APERFEIÇOAR". O ALUNO É INCENTIVADO A PROGREDIR COM EXAME DE FAIXAS E A FAZER DESCOBERTAS POR SI MESMO.

-NA SEGUNDA FASE, DOS ONZE AOS DEZESSEIS ANOS, SEUS INTERESSES COMEÇAM A SER OUTROS, E AS AULAS FICAM MAIS INTENSAS NA PROCURA DA TÉCNICA,SEM PERDER SEU CARATER RECREATIVO. OS QUE SE INTERESSAM POR COMPEDIÇÕES, JÁ PARTICIPARÃO DELAS COM MAIOR ÍMPETO COMPETITIVO, E COM MAIOR CONHECIMENTO DE REGRAS. 

COMPETIR, É UM HÁBITO QUE NAO DEVE SER OBRIGADO NA PRIMEIRA FASE, POR DIVERSOS ASPECTOS, ENTRE ELES, A FALTA DE INTERESSE DO ALUNO E DE OBJETIVOS PRÁTICOS, HAJA VISTO NESTA IDADE, A LUDICIDADE DE TUDO O QUE A CRIANÇA FAZ.  POR CONSEQUENCIA DISTO, VIU-SE A NECESSIDADE DE ORGANIZAR FESTIVAIS, VOLTADOS PARA ESTE PÚBLICO, NESTA FAIXA ETÁRIA.

SOB O PONTO DE VISTA PSICOLÓGICO, PODEM OCORRER:

A- SATURAMENTO: QUANDO A CRIANÇA CHEGA A UMA IDADE EM QUE DEVERIA ESTAR PRODUZINDO O MÁXIMO, JÁ ESTÁ SATURADA E SEM INTERESSE POR TÍTULOS E MEDALHAS.

 B- FRUSTRAÇÃO: SE ELA NÃO GANHA, SENTE-SE FRUSTRADA E ATÉ HUMILHADA, POR VER OS COLEGAS RECEBEREM ELOGIOS E MEDALHAS.

C- ORGULHO: SE A CRIANÇA NÃO É ORIENTADA CONVENCIONALMENTE, PODE TORNAR-SE ORGULHOSA  DEMASIADAMENTE, QUANDO VENCE, DESENVOLVENDO UM ESPÍRITO DE SUPERIORIDADE, NADA ACONSELHAVEL.

ENTRE AS VANTAGENS DO JUDÔ, "SE O INSTRUTOR É REALMENTE UM EDUCADOR", ESTÃO ELAS:

A- MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS POSITIVA, TAIS COMO AUTOCONFIANÇA, DETERMINAÇÃO, CORAGEM, RESPEITOAOS SEMELHANTES E DISCIPLINA.

B- OS TIMIDOS SE DESINIBEM E OS AGRESSIVOS DESCARREGAM A ENERGIA ACUMULADA, NO DECORRER DAS AULAS.

A PRATICA DO JUDÔ, JA FOI CONSIDERADO PRECONCEITUOSAMENTE MASCULINO, O QUE TAMBÉM, NOS TEMPOS ATUAIS, É PLENAMENTE PERFEITO PARA SER PRATICADO PELAS MENINAS, ATÉ MESMO PARA ENSINA-LAS A DEFENDER-SE DE VIOLÊNCIA NOS DIAS ATUAIS.