Destaques
10 CURIOSIDADES NO MUNDO DO JUDÔ
Em um mundo em que a informação circula em tempo real, tornando-se rotina em nossas vidas, o diferencial de atrativo para determinada informação, é a vertente do que desperta a curiosidade, e normalmente, a curiosidade não se reporta a fatos em tempo real, e que em diversas vezes, não foram amplamente divulgados, na época de seu acontecimento. E, para tal, trazemos à tona estas curiosidades, que marcaram a trajetória histórica do Judô. Boa leitura.
1- Em 1979, no campeonato sul-americano em Montevidéu no Uruguai, Joaquim Mamede burlou a Lei e inscreveu quatro atletas com nomes masculinos para que pudessem obter passagens aéreas, hospedagem e alimentação: Patrício Mário de Carvalho e Silva, Amel Mário de Carvalho e Silva, Cristiano Mário de Carvalho e Silva e Ueda Kasue. Sendo que seus verdadeiros nomes eram: Patrícia Maria de Carvalho e Silva, Ana Maria de Carvalho e Silva, Cristina Maria de Carvalho e Silva e Kasue Ueda. O Brasil conquistou o título nesse campeonato devido aos pontos obtidos pela equipe feminina. Essa conquista fez com que o Conselho Nacional de Desportos (CND) liberasse para que as mulheres lutassem.
2-O judô é o único esporte no Brasil que conquistou medalhas em 9 olimpíadas consecutivas.
3-O código moral do Judô têm oito princípios básicos que mostram o objetivo da arte de desenvolver o físico, mental e o espiritual: Cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade.
4-A Unesco (Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura) declara o judô como o melhor esporte de formação inicial para crianças e jovens.
5- A luta usa o próprio corpo como alavanca para derrubar o adversário e imobilizá-lo
6-Foi a primeira arte marcial a se tornar um esporte olímpico, em 1964. Os Jogos foram disputados em Tóquio.
7-Jigoro Kano, o criador do judô, foi também quem fundou o primeiro time de beisebol do Japão. Hoje, o esporte é um dos mais populares do país.
8-Assim como no Brasil temos aulas de educação física, o judô é uma matéria obrigatória na grade curricular escolar no Japão.
9 - O judô é a única modalidade esportiva, praticada em todos os países civilizados do mundo.
10 - Pela falta de apoio, das instituições governamentais, temos a triste estatística que, de cada 100 pessoas que iniciam na prática do judô, apenas 1, chega à faixa preta.