Centro Nacional de Estudo e Pesquisa de Judô
O que significa o "KI"?
O “KI”
O símbolo para Ki - o conceito que significa "força vital" ou "energia espiritual"
Desenvolvendo KI
Resumo do Dr. Gonzalez da filosofia central apresentada em Ryan's Den. Ryan's den é um roteiro de duas horas escrito por J. Burke e T.R. Hagan. Os autores esperam que o filme seja produzido para conscientizar as verdades universais contidas nesta filosofia para um público maior.
A maior fonte de poder do planeta disponível para o homem é a gravidade, a força que mantém tudo unido. A gravidade é a essência da "força vital" que é referida como Ki no Japão (o "ki" em Aikido) e Chi na China (o "chi" em Tai Chi). Aprender a aproveitar esta poderosa força leva ao desenvolvimento de um Ki ou Chi pessoal.
Relaxe completamente o seu corpo, mantendo a coluna ereta e concentre-se na sua respiração. Esta é uma forma comum de meditação em muitas diferentes religiões e disciplinas mundiais. Respire profundamente. Tente respirar lá do fundo da área abdominal. Isto às vezes é chamado de respiração diafragmática.
Agora, mais uma vez, sentado confortavelmente, costas retas, mãos dobradas no colo, pés quadrados no chão (ou pernas cruzadas), e foca os teus olhos no primeiro símbolo, HARA (hah-rah). Imagine que o símbolo é a mira de um escopo de rifle e visualize-o diretamente acima de um ponto dois polegadas abaixo do seu umbigo, HARA, o centro físico do seu corpo. Este primeiro passo envolve uma inalação profunda e lenta, tirar a respiração da sua área abdominal ou HARA com a sua atenção calmamente fixada lá.
Segundo, mude o seu olhar para o segundo símbolo, MUSHIN (moo-shin), que é um círculo vazio. À medida que exala lentamente, mantenha a sua atenção no seu centro físico, no seu HARA, mas mantenha a sua mente focada no círculo vazio. Com a prática, esse círculo vazio deve se tornar um reflexo da sua mente, que também está vazia de todo pensamento. Este é o significado da palavra sânscrita antiga, MUSHIN... ou literalmente "mente sem mente".
Quando dominas os dois primeiros passos, estás pronto para mudar o teu olhar para o terceiro símbolo, SHIZEN (shee-zen). Esta é a palavra japonesa para a natureza. Você pode reconhecer o símbolo como a designação científica para a mulher, que geralmente pensamos da natureza em termos, ou seja, da mãe natureza, a força que engloba todos os fenómenos naturais incluindo a gravidade.
Note que a mira do primeiro símbolo moveu-se para fora da extremidade abaixo do círculo simbolizando o seu contacto com a terra. Depois de uma breve pausa na sua respiração, após a exalação de MUSHIN no segundo passo, respire fundo de HARA mas tente sentir a força da gravidade debaixo das solas dos seus pés.
No quarto e último passo desse processo, você novamente exala lentamente, estendendo sua energia do seu centro em que cada direção que escolher, através das suas mãos por exemplo, se você estivesse tentando levantar algo. Esta é KIAI (Kee-eye), outra palavra japonesa usada nas artes marciais para denotar o som afiado que se faz em conjunto com uma expulsão forte da respiração enquanto ele dá um golpe ou absorve um de um adversário.
Para os fins deste exercício, simplesmente exale a sua respiração lentamente, puxando esta força gravitacional para cima através dos seus pés através do seu centro físico ou HARA onde você está focando-a num único ponto, e estendendo-a através dos seus olhos de volta para O quarto símbolo KIAI. Pode reconhecer este símbolo como a designação científica para homem. A flecha representa a extensão desta força para fora.
Embora este simples processo inicialmente o ajude com os seus esforços físicos, especialmente atividades desportivas, você finalmente descobrirá como aplicá-lo mentalmente também, pois agora está em contacto com a maior força do universo, Ki. Com A ajuda desta força, você encontrará tudo seus esforços continuamente cada vez mais eficazes.
Vamos do centro físico do corpo (HARA), passando pela suposta mente ou mente vazia (MUSHIN), que é uma impossibilidade psicológica, devemos dizer a parte consciente vazia de conteúdo mas dando lugar à matriz inconsciente de crea tividade e pensamento divergente, daqui vai para mãe natureza (SKIZEN), que engloba tudo incluindo a gravidade e, finalmente, a extensão da energia para o local onde é necessária (KIAI).
Considero que este procedimento que foca na respiração diafragmática e meditação para gerar Ki deve ser explorado se estiver em posição e desejar fazê-lo, uma vez que a sua concepção é bastante mágica do que racional e científica.
LIPEJU fecha parceria com Associação Cultural Japonesa do Recife
Essa parceria pode trazer muitos benefícios para a comunidade judoísta em Pernambuco.
INTEGRANTE DA DIRETORIA DA LIPEJU RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIAL DO RECIFE
Sensei Fabianna Carvalho foi homenagem com o recebimento do diploma de Menção Honrosa.